"Sou fotógrafa(o)"

terça-feira, abril 19, 2016

  "Normalmente escrevo textos para motivar as pessoas a não desistirem de sua carreira, mas confesso que algumas não deveriam nunca ter comprado uma câmera."
Esse é um trecho de um lindíssimo texto que li no site Amor Pela Fotografia, escrito pelo Arthur Manson, e depois que eu li fiquei pensando seriamente sobre minha profissão. É difícil seguir essa carreira, pois a desvalorização é imensa e me acompanha onde quer que eu vá. Tem uma frase que eu gosto muito de dizer: "Há barato que sai caro!" E sim, sai bastante caro!
Hoje a maioria das pessoas podem ter acesso a uma câmera, a maioria dos celulares tem uma câmera de qualidade bacana, e talvez tenha sido isso o motivo dessa tamanha desvalorização, afinal "é só apertar um botão!", dizem.

"Eu tenho PENA do cliente que escolhe pelo preço, mas infelizmente isso acontece, e muito. Recentemente fui “trocado” por uma fotógrafa que resolveu fazer o ensaio dos noivos de graça, obvio que o meu preço é bem mais caro que nada. Porém, quando vi o resultado tive um sentimento de pena dos noivos, sério, eles irão levar para o resto de suas vidas as piores fotografias que alguém poderia ter feito."

Eu, assim como o Arthur e vários outros fotógrafos, em algum momento, já fomos "trocados" por outros fotógrafos que faziam o serviço mais barato ou gratuito. O ruim disso, como o Arthur também fala no texto, não é perder o cliente, mas é saber que a pessoa vai guardar aquele registro de péssima qualidade pelo resto da sua vida. Pensa comigo: Você vai noivar/casar e se prepara toda(o) para a cerimônia, faz tudo com bastante amor e carinho para que tudo saia perfeito. Você quer eternizar esse momento tão belo e especial da sua vida também fora da sua memória para mostrar aos seu filhos, netos, parentes, amigos, etc. E quando você pega o álbum, as imagens são deploráveis. 
• Aí eu te pergunto: o que você sentiria vendo tais fotografias?

Cuidado quando for contratar alguém para registrar os momentos importantes da sua vida. E você, "fotógrafa(o)", cuidado para não estragar as lembranças dos outros, fotografia não é ter uma câmera boa e apertar um botão, existem MILHARES de coisas por trás!

Espero que tenham entendido um pouco sobre a importância da fotografia e que valorizem mais os profissionais da área. Beijos e fiquem com Deus!

- Leiam o texto do Arthur clicando aqui!


Veja também:

3 comentários

  1. Hey, Joanna! Tudo bem?!
    Verdade, ser fotógrafo foi algo que caiu no desuso pelo facto de todos sermos mas poucos o sentirmos. Devo dizer que é algo gratificante poder eternizar ou ser eternizado numa foto, já pode ser fotógrafa por 01 dia num pequeno invento entre amigos e na maioria do tempo sou da minha irmã. Eu e a minha irmã precisamos de uma nova câmara, porque, bem, a nossa é digital e é de 2006/2007, embora eu quisesse, mesmo, uma um pouca mais profissional e agora há algumas bem baratas (se bem que para mim são caras, já que não trabalho nem vivo a nadar em dinheiro).
    A prova de que a Humanidade piora por apenas papel, afinal dinheiro é papel, só tem importância devido a nós. É que somos trocados, pelo menos uma vez na vida a troco de dinheiro. Sinceramente, deve ser horrível ter fotos deploráveis para mostrar aos netos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S. Adorei o seu novo layout, sempre arrasando!

      Excluir
    2. Cissi, todo ótimo e com você? Acho que já vi essa tua foto em algum lugar kkkkk. Sim, é muito lindo eternizar momentos especiais e não há dinheiro que pague isso. Infelizmente precisamos de grana, até mesmo para melhorar a qualidade da imagem. É bem difícil comprar câmeras e equipamentos, né? Sem contar que é um trabalho um tanto quanto difícil, pois, para o cliente, tudo tem que sair perfeito. É, ser trocado por dinheiro é terrível. Mas, o pior ainda fica pra quem guarda as lembranças em imagens tão ruins.
      Muito obrigada por visitar o Diário, volte sempre por aqui. E o conteúdo é de vocês, assim como o layout também <3

      Excluir